Filme Anti Filme - #3 - NUMÉRO DEUX - JEAN-LUC GODARD (1975)

Data: 
Thu, 22/06/2017 - 21:00
Local: 
Zona Franca dos Anjos - Rua de Moçambique, 42 - Lisboa

FILME ANTI FILME: NO INTERVALO DO OLHAR

Todos os gestos são políticos.

Os filmes, como toda a arte, encerram em si uma potência especular. Dão-nos a ver nós mesmos. Pelo menos os grandes filmes. Mas talvez isso não seja suficiente. Talvez precisemos de mais violência. De quebrar o espelho a que nos olhamos, acordando da inércia a que o capitalismo nos submete.

O filme que se destrói por dentro, que se evidencia, que se ridiculariza, põe em cena uma luta contra o espectador. Os filmes precisam de lutar contra nós. Já não chega um cinema-espelho, precisamos de um cinema-arma.

De alguma forma, a arte moderna, o cinema moderno, fazem esta procura. O anti-filme - porque é contra-si-mesmo - é também contra nós, isto é, contra o nosso lugar no mundo. O anti-filme é o filme que procura abalar a nossa posição no mundo. Politicamente - porque formalmente - é o objecto mais revolucionário.

Há um intervalo entre o nosso olhar e o filme a que assistimos. Evidenciar esse intervalo é pôr-nos em causa enquanto espectador (a nossa passividade, os nossos hábitos, o nosso não-questionamento).

Este ciclo procura reunir seis filmes que rompem com a representação convencional burguesa no cinema. Seis gestos diferentes - contra o espectador adormecido.

Sessões do Ciclo - todas as quintas-feiras na Zona Franca de 8 de Junho a 13 de Julho

#1 - TERRA EM TRANSE - GLAUBER ROCHA (1967) - 8 de Junho

#2 - A.K.A. SERIAL KILLER - MASAO ADACHI (1969) - 15 de Junho

#3 - NUMÉRO DEUX - JEAN-LUC GODARD (1975) - 22 de Junho

#4 - IN GIRUM IMUS NOCTE ET CONSUMIMUR IGNI - GUY DEBORD (1978) - 29 de Junho

#5 - DALLA NUBE ALLA RESISTENZA - DANIÈLE HUILLET, JEAN-MARIE STRAUB (1979) - 6 de Julho

#6 - BLUE - DEREK JARMAN (1993) - 13 de Julho

evento: https://www.facebook.com/events/1376010542474696/