Mudar de Vida, de Paulo Rocha

Data: 
Wed, 19/07/2017 - 21:30
Local: 
Polo Cultural Gaivotas l Boavista - Rua das Gaivotas, n.º 8 - Lisboa

Quarta-feira 19 de Julho, às 21h30, no pátio do Polo Cultural Gaivotas/Boavista - Sessão ao ar livre integrada na programação Lusco-Fusco / Entrada Livre.
Projecção seguida de uma conversa com a equipa de Os Filhos de Lumière.

Uma praia de pescadores, o mar que a pouco e pouco vai conquistando a terra. A luta do homem com o mar e sobretudo a luta entre a tradição e o progresso. No centro do drama estão as relações sentimentais, difíceis e quase absurdas que unem um pescador, Adelino, de regresso da guerra de África e duas mulheres, Júlia, uma mulher do mar (à moda antiga), e Albertina, uma operária misteriosa e selvagem. Voltando do Ultramar, Adelino encontra Júlia, a sua antiga namorada, casada com o seu irmão. O drama surge… Albertina, a operária, desafia-o a partir, a Mudar de Vida.

“O Mudar de Vida é a minha primeira tentativa de cinema (do Norte). É filmado no Furadouro, Ovar, terra da minha mãe e dos meus avós. A imagem é pesada e monumental, está perto dos japoneses e de algum cinema russo. É tal como Os Verdes Anos coisa de experiência directa, desde criança vivi subjugado pela força daqueles pescadores e daqueles barcos. É o contrário da cultura plástica e literária de Lisboa. Mas está próximo da pintura do Júlio Resende. A colaboração do António Reis nos diálogos foi decisiva para atingir aquele ambiente de violência hierática” Paulo Rocha

Desde do 5 de Julho, pelo segundo ano consecutivo, o projecto "No País do Cinema" da associação Os Filhos de Lumière integra-se na programação de Verão do Pólo Cultural das Gaivotas | Boavista: Lusco-Fusco. Entre Julho e Setembro serão apresentados um conjunto de treze filmes em dez sessões programadas pela associação, em projecções ao ar livre no Pátio do Pólo, na Rua das Gaivotas 8.

evento: https://www.facebook.com/events/104151460199801/