Comuna internacionalista de Rojava - Aprende. Suporta. Organiza.

"Sobretudo, sejam sempre capazes de sentir no mais fundo, qualquer injustiça cometida contra alguém em qualquer parte do mundo. É a qualidade mais linda de um revolucionário.”
Che Guevara

Passaram cinco anos desde o começo da revolução de Rojava. Desde a heroica resistência em Kobane, as YPG/YPJ continuam a forçar a retirada das forças reacionárias do ISIS. Ao mesmo tempo, as pessoas de Rojava estão a resistir com sucesso a todas as tentativas hegemónicas de corromper e destruir a revolução desde dentro. Inspirado e caracterizado pelas ideias de Abdullah Öcalan e pela luta do movimento de libertação kurdo, construido com base na libertação da mulher, a ecologia e a democracia radical, um movimento revolucionário que está a se auto-organizar em Rojava, para trazer o final da Modernidade Capitalista.

Pelas conquistas contínuas da revolução em Rojava, as pessoas estão sob pressão: a guerra contra o ISIS, o terror diário do estado Turco, assim como, o embargo económico, estão a retardar a construção da nova sociedade. Nesta situação, agora mais do que nunca, Rojava necessita de apoio mundial.

Rojava necessita de atenção mediática e apoio político de fora. Ao mesmo tempo, as pessoas de Rojava necessitam de apoio local e ajudas concretas. Internacionalismo de acção direta, quer seja nas YPJ/YPG ou nas estruturas civis, que expressam o significado da revolução, o qual vai alem do Kurdistão e do Médio-Oriente; Também se necessita de forma urgente, solidariedade prática.

Médicas/os, professoras/es de inglês, tradutoras/es e engenheiras/os – as instituições e estruturas de Rojava necessitam de conhecimentos e ideias. Mas não são só de especialistas. Estamos à procura de pessoas que queiram aprender, participar e ser parte da revolução.

“Sois a esperança da vocês mesmos”
Abdullah Öcalan

Rojava precisa de nós, mas ainda mais precisamos nós de Rojava. Necessitamos de esperanças, fé, inspiração e novas perspetivas na luta coletiva contra a opressão. Enquanto o mundo ocidental, o Estado autoritário e os movimentos de direita estão a acelerar o seu regresso, as antigas estrelas do neoliberalismo estão a caminho do fascismo aberto. Trump, Erdogan e Putin estão a remover as últimas mascaras da democracia. Perante esta situação, a maioria dos movimentos revolucionários estão impotentes. Marginalizados e sem perspetiva, dispersos e separados – o único papel que têm no sistema é de observadores e críticos. Rojava apresenta uma nova maneira de superar esta passividade : Aprender com o movimento kurdo é organizar-se e difundir a revolução.

“Cria duas, três, muitas Rojavas!”
Comuna Internacionalista

Embora, durante anos, internacionalistas estejam a trabalhar em Rojava, até hoje não se estabeleceu um sistema para trazer gente de fora, a Rojava e integrar essas pessoas nas estruturas da revolução. Além dos problemas técnicos de viajar a Rojava, a falta de conhecimento do idioma, as diferenças culturais e a falta de compreensão do movimento e da região dificultam a participação útil dos internacionalistas na revolução.

Estruturas locais para educar e preparar internacionalistas, assim como, estruturas para apoiar as instituições locais são inexistentes. Colocado de forma simples, é necessário um sistema para organizar trabalho internacionalista em Rojava. Nós, a Comuna Internacionalista de Rojava, estamos a construir esse sistema auto-gerido e auto-financiado, ao lado do movimento kurdo. O primeiro passo será estabelecer uma academia para internacionalistas em Rojava.

Ali organizaremos educação político-cultural, cursos de idiomas e trabalhos coletivos e práticos. Isto permitira aos internacionalistas participar nas estruturas locais.

Apelamos a que todo o mundo se auto-organize para apoiar a revolução de Rojava e sigam as atividades da Comuna Internacionalista.

Comuna Internacionalista de Rojava
Federação do Norte de Rojava
12.04.2017

Web: https://www.internationalistcommune.com
Mail: internationalistcommune [em] riseup [dot] net ou internationalistcommune [em] gmail [dot] com
Twitter: @CommuneInt
Facebook: https://www.facebook.com/Internationalist-Commune-of-Rojava-190637072624...
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCow8FZfEo_sh_h-aiQQMOHA

Comentários

Submeter um novo comentário

O conteúdo deste campo é privado e não irá ser exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta pergunta serve para confirmar se és uma pessoa ou não e para prevenir publicaçãos automatizadas