[EUA] Duros confrontos entre antifascistas e grupos neonazis em Berkeley, Califórnia

Confrontos violentos entre antifascistas e membros de organizações neonazistas e apoiadores do presidente Donald Trump eclodiram neste sábado (15) na área do parque Martin Luther King Jr, em Berkeley, na Califórnia. Diversas brigas também ocorreram do lado de fora do parque, avançando até o centro da cidade. Como de costume, a polícia protegeu o bando fascista.

Apoiadores de Trump anunciaram no começo da semana passada que iriam promover um “Dia Patriótico” no parque, o qual incluiria discursos por partes de membros do Alt-Right, um movimento que usa memes de internet e mensagens em redes sociais para espalhar crenças racistas, anti-semitas, misóginas e xenófobas. Antifascistas então disseram que promoveriam uma contramanifestação no mesmo local.

Durante a batalha campal, objetos e cercas foram colocados pelos antifascistas para impedir o avanço dos grupos fascistas, aparentemente em maior número. Os fascistas usaram escudos, paus, bastões e até mesmo gás lacrimogêneo contra os manifestantes antifascistas. Diversos fascistas vestiam indumentárias patrióticas e carregavam símbolos anti-semitas, bandeiras com suásticas nazistas e às vezes eram vistos realizando a saudação nazista.

Covardia

No meio da multidão, um veterano da Guerra do Iraque, estudante da Universidade Estatal da California, Stanislaus, e conhecido supremacista branco de 30 anos, chamado Nathan Damigo, líder do grupo nacionalista Identity Europa, acertou deliberadamente o rosto de uma jovem (foto), que foi hospitalizada com concussão cerebral. Pouco tempo depois da agressão, Damigo deu uma entrevista a uma emissora de TV na qual afirmou que os afro-americanos são “geneticamente inferiores aos brancos”. Damigo tem um histórico de agressão e já passou cinco anos na prisão por realizar um crime de ódio violento. Uma campanha nas redes sociais pede a sua expulsão da Universidade.

O vídeo da agressão aqui, a partir do segundo 30:

https://www.youtube.com/watch?v=c8GVtXfATtI

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/06/27/eua-cinco-pessoa...

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/05/31/eua-patrulha-ant...

...

agência de notícias anarquistas-ana

Este caminho!
sem ninguém nele,
escuridão de outono.

Matsuo Bashô

Video
Ver vídeo

Comentários

Submeter um novo comentário

O conteúdo deste campo é privado e não irá ser exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta pergunta serve para confirmar se és uma pessoa ou não e para prevenir publicaçãos automatizadas